SOLAR DO POVO DO JUNCAL Sítio oficial desta Instituição Particular de Solidariedade Social
Home » Quem somos

Quem somos

Breve historial

O Solar do Povo do Juncal foi criado por disposição testamentária de César Faria Thomaz com o objetivo de apoiar a terceira idade e os mais desfavorecidos da freguesia do Juncal.

Com estatutos publicados a 21 de Setembro de 1977, é em 30 de Setembro de 1992 que se torna IPSS, Instituição Particular de Solidariedade Social.

Em 11 de Junho de 2001 inicia actividade com as respostas sociais Centro de Dia e Apoio Domiciliário. A resposta social ERPI (Estrutura Residencial para Pessoa Idosa) abre em 1 de Julho de 2009, com uma capacidade para 21 utentes, a qual é aumentada para 55 utentes em Novembro de 2016. Nesta data, a par do aumento das instalações, é também criado um parque de estacionamento para colaboradores e visitantes.

Missão

Dar expressão organizada ao dever moral de justiça e de solidariedade, contribuindo para a efectivação de direitos sociais dos cidadãos mediante a prestação de atividades de apoio social às pessoas idosas, abrangendo prioritariamente os residentes na freguesia de Juncal.

Visão

Ser uma instituição pioneira e de referência na aplicação de políticas e práticas de solidariedade baseadas no trabalho de equipa e na gestão sustentável, consolidando as respostas sociais e actuando proactivamente perante as necessidades emergentes da comunidade.

Valores

Cada utente do Solar é único - tem personalidade e dignidade próprias e necessidades físicas e afectivas específicas, por isso o cuidado é diferenciado mas a dedicação igual.

O Solar é uma ponte entre pessoas - o respeito pela integridade, opinião e bem-estar de colaboradores, fornecedores e parceiros ajuda a desenvolver sólidas relações e promove o crescimento de todos com o objectivo comum de garantir ao utente uma rede alargada de apoio.

 

Os princípios fundamentais e orientadores do Solar são:

* Solidariedade Social

* Responsabilidade Social

* Ética profissional e profissionalismo

* Diálogo

* Dedicação

* Transparência

* Sustentabilidade

* Inovação

 

 

Políticas de Gestão

Responder o melhor possível às expectativas dos utentes e seus familiares, usando de clareza e transparência nas comunicações, e garantindo cuidados e acompanhamento das necessidades físicas, mentais e emocionais do utente com vista ao seu bem-estar e à preservação da sua identidade.

Promover uma cultura organizacional estimuladora que motive e satisfaça o comprometimento dos colaboradores e dos órgãos sociais.

Cumprir a legislação em vigor para cada resposta social e aplicar as orientações dos serviços e parceiros envolvidos na Economia Social, contribuindo quando oportuno com informações e sugestões dinamizadoras do sector.

Garantir a manutenção dos laços à comunidade e ser um foco de interacção social, estabelecendo parcerias, acolhendo estágios, promovendo o voluntariado e convidando a comunidade a relacionar-se com os utentes em actividades várias.

Estabelecer fortes relações de confiança e promover o crescimento mútuo com os nossos parceiros: fornecedores, colaboradores, utentes e seus familiares, amigos e comunidade.